segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Arenas paulistanas

O Brasil cultua verdadeira paixão pelo futebol. Foi germinado e está enraizado na nossa cultura. São Paulo detém algumas das maiores ‘arenas’ esportivas do país. Conheça mais sobre alguma delas.


Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
Morumbi em noite de gala

Inaugurado em 02 de Outubro de 1960, o estádio do clube tricolor foi batizado com o nome do então atual presidente do S.P.F.C., que foi um dos responsáveis por idealizar e realizar o sonho de construir o maior estádio particular do Brasil. São 102.904 metros quadrados de área construída no bairro Morumbi – que acabou se tornando o apelido do estádio. O Morumbi está cotado pela prefeitura e pelo estado a representar a cidade na Copa de 2014.


Conde Rodolfo Crespi


O Javari coberto pelas cores do Juventus
Localizado na Rua Javari, na Mooca, é sede do clube Atlético Juventus, foi construído em 1925 e recebeu o nome do Conde Rodolfo Crespi, italiano dono de terras que, além de ceder espaço para a construção do campo, foi o fundador do clube.



Dr. Osvaldo Teixeira Duarte (Canindé)

Vista aérea do Canindé, ZN de São Paulo


Assim como a maioria dos estádios, o Canindé leva o nome do presidente do clube à qual pertence, a Associação Portuguesa de Desportos. Foi fundado em 11/01/56 e passou por uma reforma em 1979, ampliando a capacidade de 10 mil para 28.500 espectadores sentados.


Nicolau Alayon

O estádio do Nacional Atlético Clube, foi inaugurado em 1938, pelo uruguaio Nicolau Alay on e tem capacidade para receber 10.000 espectadores.


Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)

O estádio municipal do Pacaembu carrega o nome do chefe da vitoriosa delegação brasileira (Copas da Suécia e Chile), chamado de “Marechal da vitória”. Foi inaugurado no dia 27 de Abril de 1940, com a presença ilustre do presidente da República Getúlio Vargas. O Corinthians foi o time que mais atuou no estádio, fazendo com que torcedores vinculassem o Pacaembu como sendo seu estádio sede. Em 2008, foi inaugurado o Museu do Futebol.



Palestra Itália

Imagem do projeto "Arena Multi-uso"

Em homenagem ao antigo do nome do clube Palmeiras, o Palestra ou Parque Antártica, tem capacidade para 29.173 lugares e foi inaugurado em 25/01/1915. O estádio passa por reformas de ampliação, com previsão para término em 2010.




Fonte: Federação Paulista de Futebol
Por Lívia Estrella

Nenhum comentário: