terça-feira, 11 de novembro de 2008

São Paulo iluminada - Parte I

Os anos foram passando e já estamos no século XXI, muitas coisas aconteceram desde a fundação da cidade de São Paulo. As vielas e becos transformaram-se em ruas e grande avenidas, as antigas casas de taipa de pilão em edifícios e casas de alvenaria, do paralelepípedo ao concreto e do lampião a gás às luminárias de vapor de sódio.
Vamos voltar no tempo e revermos um pouco da história da iluminação pública na cidade de São Paulo:

Em 1830 foi estabelecido o uso de lampiões públicos de azeite na iluminação das ruas. Apesar do atraso, a vida e os hábitos da população se alteravam. Em 1847, a Câmara Municipal de São Paulo contrata com Afonso Milliet, que possuía uma fábrica de gás iluminante obtido à partir do carvão, a iluminação de 160 lampiões por um período de 5 anos.
Em 1863 o governo da Província contratou com Francisco Taques Alvim e José Dutton, a iluminação a gás de hulha, o que foi efetivado em 1872 pela “São Paulo Gaz Company Ltd.”, iluminando a fachada da antiga Catedral da Sé e do Palácio do Governo, no Pátio do Colégio. Já em 1873 já havia 700 lampiões a gás na cidade, que se multiplicaram e caracterizaram a iluminação pública até 1936 quando os últimos lampiões foram definitivamente apagados.
Em 1879 registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.
A partir de 1899, novas ruas foram abertas e outras retificadas e um amplo programa de obras de saneamento e pavimentação de ruas foi realizado, com a iluminação pública acompanhando estas modificações.

Já em 1905 é que são instaladas as primeiras lâmpadas elétricas da cidade, na rua Barão de Itapetininga, contratadas com a “The São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltda” por comerciantes ali estabelecidos. Dois anos depois são iluminadas as ruas do triângulo formado pelas Ruas Direita, 15 de Novembro e São Bento, com 50 lâmpadas de arco fechado.

O primeiro contrato da Light com o Governo do Estado para Iluminação Pública foi firmado em 1911. Em 1916 ainda havia 8.605 lampiões a gás e 864 lâmpadas elétricas, de arco ou de filamento, na cidade de São Paulo. No ano seguinte foi dado início à substituição das lâmpadas de arco por incandescentes. Foi no entanto com a expansão da economia cafeeira, deslocando o centro exportador do café para São Paulo, que houve um impacto decisivo no processo de urbanização da Cidade, gerando a execução de obras que foram acompanhadas novamente pela Iluminação Pública.

Aguardem a próxima postagem!

por Fagner Soares

3 comentários:

Farol 4 Cult disse...

Oi Pessoal!

Achei vocês graças ao msn do Fagner. Vou colocar o Descubra São Paulo na lista de blogs do Farol 4 Cult, o blog feito por mim, o Rafael Linhares e a Fernanda (essa vcs não conhecem)

Gostei muito do Descubra São Paulo. Quero olhar com mais calma. A parte visual ficou muito boa! Fiquei até com inveja!

Farol 4 Cult disse...

Putz eu esqueci de avisar: sou eu o Oziel. Um de nós é foda!

Farol 4 Cult disse...

Valeu por colocar o Biff Bang Pop na lista! Que surpresa!