quarta-feira, 5 de novembro de 2008

No Dia da Cultura...

O ministro da cultura, Juca Ferreira, fez um pronunciamento hoje para celebrar o Dia Nacional da Cultura. Ele apresentou duas propostas de lei. Uma propõe a criação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e outra que institui o Plano Nacional de Cultural (PCN), além de duas ementas orçamentárias para 2009, onde a contribuição da União destinado à cultura passaria dos atuais 1%, para 2%.

Durante o pronunciamento, transmitido via rádio para todo país hoje, às 20h horário de verão, o ministro convidou cidadãos, artistas e empresários a se unirem em prol da cultura: "O Brasil só chegará a ser um país desenvolvido quando incluir os milhões de brasileiros sem acesso à cultura e sem possibilidade de criar bens culturais". Ferreira também apresentou a idéia de criar o movimento “Todos pela Cultura”, que deve ser lançada no primeiro semestre de 2009.

5 de Novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura por ser a data de nascimento do jurista Rui Barbosa. Todo ano, a Fundação Rui Barbosa (instituição vinculada ao Ministério da Cultura ), entrega a Medalha Rui Barbosa para personalidades que se destacam por difundir e promover a cultura no país. Este ano, os premiados foram: Petrobras, PUC-Rio, Eduardo Lopes, Fânia Fridman, Luiz Costa Lima e Márcio Moreira Alves e os servidores Carmem Castro, Edson Ribeiro da Silva, Helena Silva, Marta de Senna e Gilberto Gil. Este, que deixou o cargo de ministro da cultura em julho deste ano para se dedicar mais à sua carreira e família.

Para acessar o pronunciamento completo, visite: http://www.cultura.gov.br/site/2008/11/05/discurso-do-ministro-juca-ferreira-por-ocasiao-do-dia-nacional-da-cultura/


Nenhum comentário: