quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Conheça o ÔNIBUS-BIBLIOTECA

Dia 27 de novembro teremos a volta do ônibus-biblioteca em São Paulo!

Criado em 1938 pelo primeiro diretor do Departamento de Cultura, Mário de Andrade, com o nome de Biblioteca Circulante, foi projetado e instituído como estratégia de incentivo à leitura.
O projeto foi suspenso em 1942 durante a II Guerra Mundial, porém foi re-instaurado em 1979 usando uma Kombi adaptada. Sua meta era alcançar os bairros desprovidos de recursos culturais.



Agora, em 2008, a própria SPTRAS doou quatro ônibus
novos para projeto que entraram em circulação este
mês com uma programação de 28 roteiros.
Todos os veículos têm coloração amarela e possuem a foto do primeiro ônibus-biblioteca no vidro traseiro.



Com um acervo variado, os ônibus-biblioteca trarão obras de grandes escritores brasileiros, como o próprio Mário de Andrade, Monteiro Lobato entre outros. A idéia continua sendo a mesma, promover o contato dos paulistanos com a literatura brasileira de qualidade.
O método para locação de livros será o mesmo usado nas bibliotecas municipais.

Já existe uma boa expectativa para os novos veículos! A moradora do bairro da Casa Verde - um dos bairros no roteiro do ônibus - Fabíola Lopez, diz que a idéia é muito interessante e a iniciativa bastante construtiva. Ela afirma ainda que pegar o ônibus com os filhos no final de semana é uma ótima opção. "Aquela pracinha que tem na Casa Verde onde ele provavelmente vai passar e parar é muito bonitinha e tranqüila! Dá para sentar alí e ficar lendo com a criançada."

Para ter os detalhes do roteiro e maiores informações, clique aqui e curta a viagem!


Por Milene Silva

3 comentários:

Calixta.costa disse...

Sou Maria Calixta da Silva Costa
moro no Jd S.Vicente e frequento o cdc Lourenço Cabreira, onde temos o Clube Escola e gostaria de solicitar o Onibus
Biblioteca para o nosso bairro, conforme
contato telefonico com a sra Miriam eu passei um endereço da praça João Beiçola da Silva, acredito ser um lugar bom e não irá atrapalhar o transito.
Se houver interesse quero doar livros tenho muitos, são exelentes.
Essa iniciativa é maravilhosa, parabéns a todos do projeto.
Estou aqui no Telecentro cdc Lourenço Cabreira, O onibus sera muito bem vindo em nossa comunidade, não temos biblioteca no bairro. End: av Lourenço Cabreira n- 504 e a praça fica próx . Obrigada.
Feliz Natal e um ano de 2009 cheio de realizações a todos e todas.
Maria Calixta

Calixta.costa disse...

Parabéns por mais essa iniciativa maravilhosa da prefeitura de SP.
Faço um trabalho voluntário com a comunidade e fiquei muito feliz por
saber e conheçer os esforços do governo do estado juntamente com a prefeitura, investindo pesado em programas que já estão beneficiando as comunidades mais carentes,a carencia de cultura também é
trite. Enquanto cidadã eu tenho um desejo enorme de ver o mundo dos meus netos não os tenho, quero um mundo melhor para todos e quando tiver meus netos, estarei muito feliz.
Maria Calixta CDC Lourenço Cabreira

Calixta.costa disse...

Estou muito feliz em ver o trabalho do Humbalada de teatro em nossa comunidade!

Eu amo a minha comunidade, como qualquer outro bairro de periferia,
onde tudo é dificil, ter um espaço cultural com um grupo de teatro é um luxo!
Tenho trabalhado em prol da cultura, que seja bem vindas todas as ações culturais.
Por trabalhar de segunda a sexta, ainda não conheci o pessoal do onibus biblioteca,mas assim que possivel terei o prazer em conheçê-los.
Quero muito ver a Praça João Beiçola vitalizada.
Dia 30/08/2009 estaremos na praça com o Teatro Humbalada para um belo trabalho cultural e ambiental!