sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Bairros paulistanos na tela de cinema!

O projeto História dos bairros de São Paulo traça um panorama da cidade de São Paulo por meio de filmes sobre 26 bairros paulistanos. A mostra fica em exibição até o dia 09 de novembro no Centro Cultural São Paulo, a partir das 14 horas.

Os paulistanos carregam o esteriótipo de serem um povo fechado, apressado, pois vivem na correria da atribulada cidade de São Paulo. O projeto segue como boa opção, para você, paulistano ou não, que quer ver e saber mais sobre a origem dos bairros como o Brás, Liberdade, Pacaembu, Jaçanã, Freguesia do Ó entre outros, suas inusitadas histórias na maior cidade da América Latina.

Japoneses, Italianos, Húngaros, Alemães, são alguns dos povos que ajudaram a construir essa metrópole com mais de 450 anos de história.
Cada região possui uma, ou mais, identidade e influência (na gastronomia, na cultura, na arquitetura etc) formando assim essa variedade que vemos em cada bairro.

Para aqueles que ainda não tiveram tempo e oportunidade para conhecer pessoalmente tanto o seu bairro, como também os bairros mencionados na mostra, poderá fazê-lo nesse final de semana, nos dois últimos dias de exibição.
A direção do Centro Cultural São Paulo orienta aos visitantes chegarem com antecedência para garantir seu ingresso.


Confira, abaixo, programação dos últimos dois dias de exibição:

DIA 8/11 - sábado
14h
Perdizes, as glórias da várzea
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: Rudi Bohn
Uma viagem sentimental pelos locais onde a bola corria e uma herança que se perdeu no tempo. Hoje o bairro concentra setores da classe média paulistana.
Barra Funda pede passagem
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: Rogério Soares
História do bairro que hoje está em processo de transformação, após um longo período de abandono, descaso e decadência.

16h
Vila Madalena, uma história e seus atores
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: Ana Luiza Penna
A história do antigo bairro alternativo de São Paulo, hoje centro de entretenimento da cidade, é contada de forma bem-humorada por meio de recursos de animação e documentário.
Pacaembu, terras alagadas
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: Ari Candido Fernandes - elenco: Thomas Farkas, Juca Kfouri, Monja Cohen
Documentário sobre o bairro que teve sua urbanização e loteamento iniciados pela inglesa Cia. City no início dos anos 1920.

18h
Freguesia do Ó, cenas de um bairro, histórias de uma cidade
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: André Costa
Crianças e jovens passeiam com câmeras fotográficas pelas ruas da Freguesia do Ó, um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo. Portando fotografias antigas dos lugares, eles analisam as transformações na paisagem.

Felicidade em construção
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: Alberto La Peña e Eduardo Ramos
Típico bairro paulistano periférico da Zona Norte, estruturado nos anos 1990, a partir de ocupação de terra por população empobrecida e demandas de serviços não prestados por parte do poder público.


DIA 9/11 - domingo
14h
Liberdade
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: Mauricio Osaki e Mirian Ou - elenco: Teichi Haga, Hirofumi Ikesaki, Kelly
Num mesmo espaço convivem japoneses, coreanos e chineses, que chegaram para construir ou reconstruir suas vidas.
O Bom Retiro é o mundo
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: André Klotzel
Criado no final do século 19, o bairro foi um abrigo para estrangeiros que vieram se estabelecer em São Paulo. Transformando-se em um pólo econômico dos mais importantes, destaca-se na produção de artigos de vestuários, iniciada pelos imigrantes judeus.

16h
Brás, sotaques e desmemorias
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: Marta Nehring - elenco: Júlio Calasso
Adaptação da obra homônima do jornalista Lourenço Diaféria, nascido e criado no Brás. O filme é desenvolvido a partir do ponto de vista de quem cresceu no bairro, somado a uma extensa pesquisa visual e de conteúdo.

Vila Prudente
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: Alexandre Carvalho
História da vila fundada por italianos. A forte presença de imigrantes do Leste europeu, seu início industrial e a decadência das últimas décadas. Por meio de antigas lendas é mostrado o cotidiano dos seus moradores.

18h
Jabaquara - terra dos contrastes
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: Francisco César Filho - elenco: Guilherme Wisnick, Luis Carlos Grillo, Selzi Oga, Oswaldo Fomm
Por meio de depoimentos e material de arquivo, o documentário mostra a evolução do bairro do Jabaquara. Fica perceptível como a chegada do metrô transformou a localidade em um centro urbano repleto de contrastes.

Partido Mooca
(Brasil, 2006, cor, 26min)
direção: Jurandir Müller - elenco: Elídio, Caroline Caroluca, Pando, Fernando Bonassi
Trajetória do bairro mais antigo de São Paulo, fundado em 1556, que também foi palco da primeira greve de trabalhadores no Brasil. Nos depoimentos se percebe o amor que os moradores têm pelas tradições da comunidade.

Serviço:

Centro Cultural São Paulo - http://www.centrocultural.sp.gov.br
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Cep: 01504-000 – São Paulo – SP
Telefone: 3383 3402

História dos bairros de São Paulo
de 31/10 a 9/11

Idade recomendada: livre - retirada de ingressos: uma hora antes de cada sessão - Sala Lima Barreto (110 lugares) - entrada franca

por Fagner Soares

Nenhum comentário: