sábado, 8 de novembro de 2008

Edificações: Viadutos

Numa cidade com geografia acidentada e com uma crescente necessidade de implantar formas de ligação de um local a outro, os viadutos marcam momentos de progresso na metrópole. Sobre a responsabilidade da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana, são 136 viadutos que a cidade dispõe.


O Viaduto do Chá, que foi inaugurado em 8 de novembro de 1892 , o primeiro viaduto de São Paulo, idealizado em outubro de 1877 pelo francês Jules Martin. Durante os 15 anos que a obra levou para ser concluída, Martin teve de convencer os paulistanos da necessidade de ligar a Rua Direita com o Morro do Chá - como era conhecida a área onde estava a chácara dos barões de Tatuí, com plantações de chá.
Os trabalhos só começaram em 1888, mas foram interrompidos um mês depois, por causa da resistência dos moradores da região. O Barão de Tatuí estava entre os moradores que seriam desapropriados e ele não pretendia sair de sua casa. Até o dia em que a população favorável à obra armou-se de picaretas e atacou uma das paredes do sobrado. Com "argumentos" tão convincentes, o Barão resolveu mudar-se.
A construção do viaduto só foi retomada em 1889. Três anos depois, com estrutura metálica vinda da Alemanha, foi inaugurado o Viaduto do Chá. Houve uma grande festa, interrompida pela chuva que "batizava" o novo marco de São Paulo. E com uma curiosidade: a Companhia Ferrocarril, responsável pelo viaduto, cobrava três vinténs de pedágio de quem precisava passar para o lado de lá do rio Anhangabaú.
Por lá sempre passavam as pessoas mais refinadas, dirigindo-se aos cinemas e lojas da região e, mais tarde, ao Teatro Municipal, inaugurado em 1911. Os suicidas também eram freqüentadores assíduos do lugar. A cidade cresceu e, em 1938, a construção de metal alemão com assoalho de madeira já não suportava mais o grande número de pessoas que por lá passavam diariamente.
No mesmo ano, o velho Viaduto foi demolido, dando lugar a um novo, feito de concreto armado e com o dobro de largura. Desde então, pouca coisa foi modificada. Em 1977, a prefeitura proibiu o tráfego de veículos particulares. No mesmo ano, a calçada que liga a Xavier de Toledo com a Falcão Filho foi alargada. No centenário, em 1992, o piso foi reformado. Atualmente, o tráfego de veículos no viaduto é autorizado pela prefeitura e não há mais a cobrança de pedágio para usufruir da edificação.


Confira o histórico de alguns outros viadutos na cidade:


VIADUTO DA RUA AUGUSTA
O pequeno viaduto de 29 metros, que liga a região leste/oeste, foi construído em 1968. Faz parte de uma das ruas mais movimentadas da cidade de São Paulo, a rua Augusta. Na década de 60, a rua Augusta era uma das áreas residenciais mais cobiçadas da cidade, foi pouco a pouco se tornando um centro de compras e entretenimento noturno.

ELEVADO DO GLICÉRIO
No ano de 1969, a Prefeitura de São Paulo inaugurava a primeira alça do viaduto do Glicério, mas só em 1972 é que o Elevado foi totalmente construído. A sua extensão é de 1.000 metros e tem três alças, a primeira que liga o viaduto do Café ao Glicério; a segunda, ao Brás; e a terceira, à Radial Leste. Se o Elevado do Glicério fosse construído hoje, certamente o método de execução da obra não seria o utilizado no final dos anos 60. Naquela época os transtornos causados para a população em função de uma obra com o tamanho do Elevado eram muitos. Até que a armação de concreto ganhasse resistência, uma estrutura metálica sustentava o corpo da construção, hoje a obra é feita com pré-moldados.

VIADUTO PACHECO CHAVES
No final do ano de 1964, a Prefeitura de São Paulo inaugurava o viaduto Pacheco Chaves, com 400 metros de extensão. Tratava-se de uma das maiores obras municipais, pois sua construção durou exatamente um ano. A estrutura de concreto armado e protendido liga a rua Capitão Pacheco Chaves à rua dos Patriotas, passando sobre a Ferrovia da Fepasa.

ORLANDO MURGEL
O viaduto Orlando Murgel, construído em 1969, tem 429 metros de extensão e fica localizado na avenida Rio Branco.

VIADUTO DA SANTA EFIGÊNIA


Considerado uma obra marcante em São Paulo, cruzando o Vale do Anhangabaú desde o Largo de São Bento até o Largo Santa Efigênia. Transformou-se em postais e passou a ser paisagem de referência e beleza do centro-velho. A construção desta estrutura foi idealizada em 1893, quando a Câmara Municipal autorizou a desapropriação do terreno existente entre o Mosteiro de São Bento e a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais. Mas foi só em 1908 que a obra foi iniciada, ficando pronta no ano seguinte.



VIADUTO DO CAFÉ

Situado na Av. Radial Leste/Oeste, desde 1969, o viaduto Café - nomeado de tal forma devido a grande importância que a especiaria teve para a cidade de São Paulo nos meados do século XIX e ínicio do XX- possui 280 m de extensão e 29 m de largura.

VIADUTO DA LAPA
O viaduto Com. Elias Nagib Breim, mais conhecido como Lapa, foi construído em 1962 e tem 300 metros de extensão.

VIADUTO PLÍNIO DE QUEIROZ
Inaugurado em 1971, na avenida 9 de Julho, o viaduto de 600 metros de extensão passa sobre a Praça 14 bis. Possui um ponto de ônibus de intensa utilização pública, mais conhecido como estação VAI-VAI, devido a presença de escola de samba na imediação.

VIADUTO CONSELHEIRO CARRÃO
Inaugurado em 1970, no ano em que o Brasil ganhou a Copa do Mundo de Futebol, o viaduto Conselheiro Carrão tem 420 metros de extensão.

VIADUTO BRESSER
A região, onde o viaduto Bresser foi construído, ficou conhecida por ter sido o porto seguro de muitos imigrantes, que vieram ao Brasil em busca de novos desafios. O viaduto tem 1.270 metros de extensão e foi inaugurado em 1971.


por Fagner Soares

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